MAPEAMENTO DE CONTEÚDO SOBRE CUIDADOS COM ESTOMIAS INTESTINAIS PARA SERIOUS GAME
Palavras-chave:
Estomaterapia, Tecnologia educacional, Enfermagem, Jogos experimentaisResumo
ntrodução: o Serious Game ou “jogo sério” se insere como recurso que busca promover a educação por meio da gamificação para diversificar a forma de ensino prático e teórico, estimulando o raciocínio clínico por meio de recursos interativos.(1-2) O serious game pode ser utilizado em diversas áreas, sobretudo na estomaterapia, na qual o enfermeiro é o principal profissional que acompanha a população com estomias desde o pré-operatório até o processo de reabilitação, o que torna necessário qualificar e fortalecer a educação desses profissionais, bem como de estudantes de enfermagem.(3) Objetivo: mapear o conteúdo sobre estomias intestinais para o desenvolvimento de um serious game para estudantes e profissionais de enfermagem. Método: mapeou-se o conteúdo por meio de uma revisão de escopo realizada no período de agosto a setembro de 2020 nas fontes de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online; Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature; Scopus; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Base de dados em Enfermagem; Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud; Web of Science e Scientific Electronic Library Online. E na literatura Cinzenta: Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações; Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal; Theses Canada; DART- Europe E-Theses Portal e National ETD Portal. Utilizou-se a estratégia de busca: (Ostomy OR Colostomy OR Ileostomy OR stoma) AND (Self care OR Self-management) AND (Adaptation OR Adjustment). Foram incluídos estudos que abordavam os cuidados de enfermagem à pessoa com estomia intestinal realizados pelo enfermeiro. Após o levantamento, os resultados foram organizados de forma descritiva por temática para embasar os eixos que irão compor as telas do serious game, que se encontra em desenvolvimento. Resultados: selecionou-se 83 estudos a partir de 31.737 encontrados no total nas fontes de dados. O conteúdo encontrado abordou cuidados com o estoma e pele periestomal, que apresentam como deve ser a limpeza, esvaziamento, recorte do equipamento coletor e cuidados gerais com a manutenção da pele periestomal íntegra; uso de produtos para as estomias, que apresenta os equipamentos coletores, pastas, pós, sprays e demais produtos disponíveis para cuidados com a estomia e pele periestomal; complicações, que tratam dos cuidados realizados pelo enfermeiro nos casos de complicações estomais e periestomais (dermatite, prolapso, hérnia, retração, etc); nutrição, com a descrição de orientações sobre alimentos e seus efeitos comuns relacionados os excrementos, como constipação e diarreia; atividades físicas para orientações sobre atividades recomendadas; e, sexualidade e imagem corporal, que mostra as principais orientações e condutas do enfermeiro diante da comunicação aberta sobre a temática.
Conclusão: o conteúdo mapeado abordou diversas temáticas sobre os cuidados com a estomia, incluindo aspectos de higienização, manuseio do equipamento coletor, complicações, nutrição, atividades físicas e sexualidade. Destaca-se que o serious game proposto ainda está em desenvolvimento e futuramente será disponibilizado para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de estudantes e profissionais de enfermagem. Os resultados deste estudo podem embasar outras tecnologias e novos estudos na área.
Downloads
Métricas
Referências
Deguirmendjian, SC, Miranda FM, Zem-mascarenhas SH. Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. J. Health Inform [Internet]. 2016 [citado 17 abr. 2022]; 8(3):110-16. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs- jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/410/0. 2. Mouaheb H, Fahli A, Moussetad M, Eljamali S. The Serious Game: what educational benefits?. Procedia - Social And Behavioral Sciences.
;46: 5502-08. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.06.465 3. Salomé GM, Lima JA, Muniz KC, Faria EC, Ferreira LM. Health locus of control, body image and self-esteem in
individuals with intestinal stoma. Journal Of Coloproctology. 2017; 37(3):216-24. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2017.04.003