CONSTRUÇÃO DE GUIA PRÁTICO PARA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS
Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Lesão Por Pressão, Tecnologias Educativas, PrevençãoResumo
A incidência de lesões por pressão (LPP) é um indicador negativo de qualidade da assistência prestada, sendo avaliada internacionalmente como um evento adverso, e representa importante desafio para a saúde pública. A prevalência de LPP tem aumentado nos últimos anos devido a fatores intrínsecos e extrínsecos e pacientes idosos que necessitam de cuidados institucionais de longo prazo, são os mais acometidos. A LPP é um evento ainda comum apesar da inserção de protocolos preventivos e da identificação precoce de pacientes com alto risco para o seu desenvolvimento. Nesse contexto, torna-se mister que para a manutenção da integridade da pele dessas pessoas, necessitam de medidas de cuidado, e nesse estudo, destaca-se a importância da construção de Tecnologias Educativas (TE), as quais podem diminuir e/ou evitar as LPP. Diante disso, esse estudo tem como objetivo: Construir um guia educativo para o tratamento de lesão por pressão em idosos para cuidadores. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, desenvolvido em duas etapas: 1) Embasamento cientifico e 2) Construção da tecnologia educativa. Na primeira etapa foi realizado uma com Revisão Integrativa na base de dados na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino–Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com uma amostra de 16 publicações. Em relação os achados dos artigos, destacam- se diversas temáticas, como: definição, os estágios e os principais fatores determinantes para o desenvolvimento da LPP. Ademais, relata-se as boas práticas de enfermagem como forma de prevenção, principalmente utilizando a escala de Braden como instrumento importante na prevenção do risco de desenvolver LPP. Além disso, o uso de tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para facilitar o processo de transmissão de informação. Após esse momento, iniciou-se o processo de construção de um guia prático para a prevenção e o tratamento de lesão por pressão em idosos, intitulado ”Guia Prático para a Prevenção e Tratamento das Lesões por Pressão em Idosos”, que possui 10 páginas e foi dividido em elementos pré-textuais (capa, contracapa, apresentação da tecnologia e sumário), elementos textuais (Sendo representados por temáticas: 1. Introdução do guia; 2. Definição das lesões por pressão; 3. Estadiamento das lesões por pressão; 4. Cuidados realizados para evitar lesões; 5. Fatores de risco e 6. Tratamentos da lesão por pressão) e elementos pós-textuais (referências). A linguagem utilizada foi pautada em algo de fácil entendimento aproximando o leitor das explicações com a ilustração para melhor esclarecimentos das temáticas trabalhadas. Espera-se que o uso do guia possa contribuir no processo de educação em saúde de cuidadores de pessoas idosas, assim, facilitando o entendimento de forma simplificada sobre o que é a LPP, os cuidados necessários para prevenção de lesão por pressão, os principais tratamentos e os profissionais mais indicados para a condução da LPP.
Compreende-se que todos os esforços estratégias a serem empregados na problemática da LPP são de extremas relevância. Ressalta-se que a TE construída somente será utilizada no público alvo após o processo de validação que acontecerá em outro momento.
Downloads
Métricas
Referências
MEIRELES, V.C; BALDISSERA, D. A Qualidade da atenção aos idosos: risco de lesão por pressão como condição marcadora. Revista Rene, Fortaleza, v. 20, n. 1, p. e40122, 2019. NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL. Pressure Ulcer Stages Revised.
Washington: NPUAP, 2019. PORTUGAL, L.B.A; CHRISTOVAM, B.P; ALMEIDA, B.L.O da S,
Construção e validação da cartilha educativa para enfermeiros sobre lesão por pressão. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e3810312926, 2021 VIEIRA, V.A. de S et al. Risco de Lesão Por Pressão em Idosos com Comprometimento na Realização de Atividades Diárias. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 8, 2018.