ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PORTADOR DE DIABETES AUTOIMUNE LATENTE ADULTO: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Enfermagem Avaliação em enfermagem, Diabetes mellitus, Diagnóstico de enfermagem, EstomaterapiaResumo
Assistência de enfermagem no cuidado ao portador de diabetes autoimune latente adulto: relato de caso
Resumo
Objetivo: identificar os principais diagnósticos de enfermagem ao portador de diabetes autoimune latente adulto, utilizando a taxonomia de NANDA e associá-los a intervenções de enfermagem.
Método: Estudo descritivo, do tipo estudo de caso embasado na identificação de problemas, elaboração e diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia NANDA e a implementação de intervenções a partir dos registros do prontuário, desenvolvido em uma enfermaria clínica de um Hospital Universitário no Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2022. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer nº 3.443.800.
Resultados: Evidenciou-se os diagnósticos: Controle ineficaz da saúde, Integridade da Pele Prejudicada e Dor Crônica, observou se também as principais intervenções de Enfermagem, presentes, que servem de apoio na tomada de decisões.
Conclusão: Conclui-se que o plano de cuidados bem elaborado e aplicado através da utilização da SAE e do processo de enfermagem, permitem uma melhor assistência de enfermagem, ajudando no controle de sinais e sintomas e evitando complicações.
Downloads
Métricas
Referências
GROOP, L; TUOMI, T.; SANTORO, N.; CAPRIO, S.; CAI, M.; WENG, J. As
muitas faces da diabetes: uma doença com heterogeneidade crescente. The Lancet Diabetes & Endocrinology, Issue, v. 2, p 1-2, 2014. 2. ADA - American Diabetes Association: Standards of Medical Care in Diabetes - 2017. Diabetes Care 2017; 40 (Suppl. 1): S1-S135 3. Bazotte, Roberto B. Paciente Diabético Cuidados Farmacêuticos. 1 ed., n.1, p.34-36, 2010.
4. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 / Organização José Egídio Paulo de Oliveira, Renan Magalhães Montenegro Junior, Sérgio Vencio. São Paulo, Editora Clannad, 2017. 5. Albrecht J, Werth VP, Bigby M. O papel dos relatórios de casos na prática baseada em evidências, com sugestões para melhorar seus relatórios. J Am Acad Dermatol. 2009, 60(3): 412-8.