A RELEVÂNCIA DO AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO DE ESTOMATERAPIA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Nataniel Lourenço de Souza FGB - Faculdade Gianna Beretta (São Luiz/Maranhão)

Palavras-chave:

estomaterapia, estudantes de enfermagem, aprendizagem

Resumo

INTRODUÇÃO: O estomaterapeuta é um enfermeiro com especialização em cursos chancelados pela Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e/ou pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET), cuja formação técnica o concede assistir a pessoa com estomia, fístula, tubos, cateteres, drenos, feridas (agudas e crônicas) e incontinências (anal e urinária). Neste enfoque, faz-se necessária uma interação por meio de formação, atenção, gestão e controle social em saúde, de maneira que as ações em saúde consigam ser realizadas conforme cada realidade, embasadas no pensamento crítico. Dessa maneira, a formação profissional precisa caracterizar “novas gerações de pensadores, formuladores, avaliadores e realizadores da transposição de princípios e proposições em projetos de pesquisa, escuta, cuidado e tratamento em saúde”.

OBJETIVO: Demostrar a relevância do ambulatório universitário de estomaterapia na formação de acadêmicos de enfermagem.

METODOLOGIA: Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2015 a 2020 nas bases de dados Google acadêmico com total de 221 artigos. Foram utilizadas as palavras-chave: Estomaterapia and estudantes de enfermagem and aprendizagem. Após leitura dos resumos, foram excluídos os duplicados e que não tivessem vinculo com atemática.

RESULTADOS E DISCUSSÕES: Conforme a dinâmica de ensino e aprendizagem tem evoluído bastante nos últimos anos, de maneira acompanhar os avanços tecnológicos, a fim de manter o estudante motivado e interessado na abordagem dos conteúdos. No contexto da Estomaterapia, uma estratégia relevante para evitar complicações e garantir bem-estar aos indivíduos, é a orientação para o autocuidado e para a adesão ao tratamento. Ressaltar a importância das praticas laboratoriais no qual é essencial para conhecimento crítico e execução adequada das técnicas pertinentes para tratamento da lesão, propiciando ao aluno uma diferenciação para excelência profissional em estomaterapia. Conforme um estudo de caso realizado no ano de 2015, na opinião dos alunos e professores membros, materiais, conhecimento e até mesmo uma liga de estomaterapia tem se constituído em uma ferramenta eficaz, capaz de despertar o interesse pela pesquisa e autonomia na busca do conhecimento crítico, reflexivo, ético e político, necessários para a formação de um profissional com conhecimento.

CONCLUSÃO: Estomaterapia é a ciência que tem por especificidade o cuidado a pessoas portadoras de lesões de pele, estomizadas e com incontinência anal e/ou urinária, sendo o enfermeiro o protagonista dessa ação, o que requer um profissional qualificado, adequadamente habilitado e competente. Aponta-se como contribuição, a ampliação a possibilidade de se repensar em estratégias motivadoras para o processo de formação em enfermagem. De fato é lúdico através de atividades prazerosas faz com que o discente se sinta estimulado a aprender, desenvolvendo a criatividade e interesse, valorizando seus conhecimentos prévios. Deste modo, é associado aos os novos conhecimentos com os anteriormente adquiridos que o estudante formará um conhecimento científico.

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Referências

CARVALHO N. A. R, et al. Vivências de acadêmicos de enfermagem em uma liga de estomaterapia. Rev Enferm UFPI. 2015.

BEATRIZ, L. N ET al., Telemonitoramento em enfermagem para clientes em situação de estomaterapia: experiência inovadora para o processo ensino-aprendizagem. Interagir: pensando a extensão, Rio de janeiro, 2018.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Souza, N. L. de. (2020). A RELEVÂNCIA DO AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO DE ESTOMATERAPIA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/4

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