PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO”: ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores

  • LIDIA STELLA TEIXEIRA DE MENESES
  • LIDIA STELLA TEIXEIRA DE MENESES
  • ÁUREA KARLA PEREIRA ALVES
  • NARA FERREIRA DE SOUZA
  • ANA CAROLINA DE OLIVEIRA E SILVA
  • MÍRIAN FERREIRA COÊLHO CASTELO BRANCO
  • LUCIANA CATUNDA GOMES DE MENEZES

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Estomaterapia, Lesão Por Pressão, Tecnologias Educativas, Prevenção

Resumo

INTRODUÇÃO: Lesão por pressão está relacionada ao dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outros equipamentos, apresentando maior índice em pacientes hospitalizados, necessitando de uma assistência qualificada de Enfermagem. Desse modo, o uso de Tecnologias Educativas (TE), como a cartilha educativa, é uma ferramenta que pode ser utilizada para buscar a promoção de saúde do paciente e ajudar na compreensão sobre a importância dos cuidados, a fim de evitar esse desfecho. OBJETIVO: Elaborar cartilha educativa para orientar sobre a prevenção de lesão por pressão em pacientes hospitalizados. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, realizado em Fortaleza-Ceará-Brasil no período de março a novembro de 2021. Por se tratar da construção de tecnologia, sem a validação, a pesquisa não foi enviada ao Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) Embasamento cientifico e 2) construção da tecnologia educativa. Na primeira etapa foi realizado com base dos dados da Revisão Narrativa, utilizando referenciais teóricos atualizados sobre lesão por pressão. Tendo a seleção de 32 publicações disponíveis na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) para embasar a TE. Após a RN iniciou-se o processo de construção que está relacionado com a segunda etapa, que refere-se a construção de uma cartilha educativa para prevenção de lesão por pressão em pacientes hospitalizados, intitulada “Prevenção é a melhor opção”, que possui 14 páginas e foi dividida em Elementos pré-textuais (Capa, contracapa, apresentação da tecnologia e sumário), Elementos textuais (assuntos referente a lesão por pressão, como definição, classificação, fatores de risco, prevenção, jogo, anotações, dentre outros) e Elementos pós- textuais (referências). CONCLUSÃO: Espera-se que o uso deste material possa contribuir no processo de educação em saúde, assim, facilitando o entendimento de forma simplificada dos pacientes sobre os cuidados necessários para prevenção de lesão por pressão.

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Referências

González Consuegra, R. V.; Roa Lizcano, K. T.; López Zuluaga, W. J. Estudio de prevalencia de lesiones por presión en un Hospital Universitario, Bogotá-Colombia. Revista Ciencia y Cuidado, [online], v. 15, n. 2, p. 91–100, 2018. 2. Doak, Cecilia; Doak, Leonard; ROOT, Jane. Teaching patients with low literacy skills. [S. l.]: Lippincott Williams & Wilkins, 1996. 212 p. ISBN 0397551614. 3. Domansky, R.C; Borges, E.L. Manual para prevenção de lesões de pele: recomendações baseadas em evidências. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2012.

Caldini, L.N et al. Validação de tecnologia educativa sobre lesão por pressão baseada em indicadores de qualidade assistenciais. Revista Rene [online], v. 19, 10 out. 2018.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

MENESES, L. S. T. D., MENESES, L. S. T. D., ALVES, ÁUREA K. P., SOUZA, N. F. D., SILVA, A. C. D. O. E., BRANCO, M. F. C. C., & MENEZES, L. C. G. D. (2022). PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO”: ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. Simpósio Brasileiro De Estomaterapia Norte-Nordeste. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/401

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