PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO”: ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Estomaterapia, Lesão Por Pressão, Tecnologias Educativas, PrevençãoResumo
INTRODUÇÃO: Lesão por pressão está relacionada ao dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outros equipamentos, apresentando maior índice em pacientes hospitalizados, necessitando de uma assistência qualificada de Enfermagem. Desse modo, o uso de Tecnologias Educativas (TE), como a cartilha educativa, é uma ferramenta que pode ser utilizada para buscar a promoção de saúde do paciente e ajudar na compreensão sobre a importância dos cuidados, a fim de evitar esse desfecho. OBJETIVO: Elaborar cartilha educativa para orientar sobre a prevenção de lesão por pressão em pacientes hospitalizados. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, realizado em Fortaleza-Ceará-Brasil no período de março a novembro de 2021. Por se tratar da construção de tecnologia, sem a validação, a pesquisa não foi enviada ao Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) Embasamento cientifico e 2) construção da tecnologia educativa. Na primeira etapa foi realizado com base dos dados da Revisão Narrativa, utilizando referenciais teóricos atualizados sobre lesão por pressão. Tendo a seleção de 32 publicações disponíveis na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) para embasar a TE. Após a RN iniciou-se o processo de construção que está relacionado com a segunda etapa, que refere-se a construção de uma cartilha educativa para prevenção de lesão por pressão em pacientes hospitalizados, intitulada “Prevenção é a melhor opção”, que possui 14 páginas e foi dividida em Elementos pré-textuais (Capa, contracapa, apresentação da tecnologia e sumário), Elementos textuais (assuntos referente a lesão por pressão, como definição, classificação, fatores de risco, prevenção, jogo, anotações, dentre outros) e Elementos pós- textuais (referências). CONCLUSÃO: Espera-se que o uso deste material possa contribuir no processo de educação em saúde, assim, facilitando o entendimento de forma simplificada dos pacientes sobre os cuidados necessários para prevenção de lesão por pressão.
Downloads
Métricas
Referências
González Consuegra, R. V.; Roa Lizcano, K. T.; López Zuluaga, W. J. Estudio de prevalencia de lesiones por presión en un Hospital Universitario, Bogotá-Colombia. Revista Ciencia y Cuidado, [online], v. 15, n. 2, p. 91–100, 2018. 2. Doak, Cecilia; Doak, Leonard; ROOT, Jane. Teaching patients with low literacy skills. [S. l.]: Lippincott Williams & Wilkins, 1996. 212 p. ISBN 0397551614. 3. Domansky, R.C; Borges, E.L. Manual para prevenção de lesões de pele: recomendações baseadas em evidências. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2012.
Caldini, L.N et al. Validação de tecnologia educativa sobre lesão por pressão baseada em indicadores de qualidade assistenciais. Revista Rene [online], v. 19, 10 out. 2018.