IMPLEMENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE FERIDAS INFORMATIZADO EM UM HOSPITAL ESCOLA

Authors

  • Vanessa Abreu Da Silva HC UNICAMP
  • Michele De Freitas Neves Da Silva HC UNICAMP
  • Marco Antonio Pacheco Júnior UNICAMP
  • Renata Cristina Gasparino FACULDADE DE ENFERMAGEM -UNICAMP
  • Eliete Boaventura Bargas Zeferino HC - UNICAMP

Keywords:

Feridas e ferimentos, Enfermagem, Estomaterapia

Abstract

INTRODUÇÃO: Feridas e seus complicações representam um importante desafio de saúde, com estimativas de uma prevalência de 2 a 3,55 por 1000 população, com inúmeros impactos na saúde física e mental do paciente e sua família, além de um importante incremento no custo relacionado ao seu tratamento. A avaliação de feridas pode ser definida como informações obtidas através da observação, questionamento, exame físico e clínico para investigações para fornecer informações para formular um plano de gestão da ferida. Pode também fornecer uma linha de base a partir da qual monitorar a ferida, a eficácia das estratégias terapêuticas ao longo do tempo e o impacto sobre o bem-estar e qualidade de vida do paciente. Para o adequado planejamento do tratamento de feridas, uma avaliação precisa é fundamental para direcionar a proposta terapêutica, bem como acompanhar a evolução e a resposta ao tratamento implementado. Muitos são os aspectos que devem ser considerados na avaliação sistemática de uma ferida, neste cenário a utilização de instrumentos para avaliação deve ser considerada pois direciona o avaliador sobre quais aspectos devem ser investigados e padronizar o procedimento nas instituições de saúde. OBJETIVO: Descrever a implementação de um instrumento de avaliação de feridas no sistema de prontuário eletrônico de um hospital escola. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, onde foi realizado a implementação de um instrumento de avaliação de feridas (previamente submetido a avaliação de conteúdo) no sistema de prontuário eletrônico em um hospital escola no interior do estado de São Paulo. Em seguida foi realizado o treinamento dos enfermeiros sobre o procedimento para preenchimento do instrumento e iniciado seu uso na instituição.
RESULTADOS:Trata se de um instrumento de múltipla escolha, onde o enfermeiro selecionada a característica da ferida em cada um dos itens da avaliação, são eles: etiologia, localização, classificação (em se tratando de lesão por pressão), medidas (comprimento, largura e profundidade), tipo de tecido de preencher o leito da ferida, características do exsudato (coloração), quantidade de exsudato, classificação do odor (de acordo com a escala de Teller), característica da borda da ferida, da pele ao redor, presença de espaço morto e por fim qual a prioridade no tratamento da ferida (desbridamento, controle de infecção,manutenção da umidade, proteção da ferida, dentre outros). O escore da avaliação da ferida aparece no campo de evolução de enfermagem e além disso é possível gerar um relatório final com a avaliação da ferida, o escore de cada característica e a pontuação total. O hospital agora conta com um instrumento informatizado, disponível no prontuário eletrônico do paciente para registro de avaliação das principais características da ferida.
CONCLUSÃO:Foi realizada a implementação de um instrumento de avaliação de feridas no sistema de prontuário eletrônico e este disponível para o registro da avaliação da ferida no prontuário do paciente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

Sibbald RG, et Al. Wound Bed Preparation. Advances In Skin & Wound Care. April 2021: 183-195. Wilson M. Understanding The Basics Of Wound Assessment Wounds Essentials. 2012, 2:6-9. Moore Z, Et Al. Time Cdst: An Updated Tool To Address The Current Challenges In Wound Care Journal Of Wound Care. 2019; 28(3) March 2019: 154-161.

Published

2021-08-05

How to Cite

Silva, V. A. D. ., Silva, M. D. F. N. D. ., Júnior, M. A. P. ., Gasparino, R. C. ., & Zeferino, E. B. B. . (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE FERIDAS INFORMATIZADO EM UM HOSPITAL ESCOLA. São Paulo Congress of Stomatherapy. Retrieved from https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/104

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.