IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO INFORMATIZADA PARA PACIENTES ADULTOS, PEDIÁTRICOS E NO CENTRO CIRÚRGICO

Autores

  • Samantha Perissotto HOSPITAL DE CLÍNICAS - UNICAMP
  • Vanessa Abreu Da Silva HOSPITAL DE CLÍNICAS - UNICAMP
  • Michele De Freitas Neves Silva HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP
  • Marco Antonio Pacheco Junior HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP
  • Renata Cristina Gasparino FACULDADE DE ENFERMAGEM - UNICAMP
  • Eliete Boaventura Bargas Zeferino HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNICAMP

Palavras-chave:

Feridas e ferimentos, Enfermagem, Estomaterapia

Resumo

INTRODUÇÃO:
A segurança do paciente é um desafio de saúde pública global, e crescentes são os esforços para evitar, prevenir ou melhorar os resultados adversos ou as lesões originadas no processo de assistência à saúde (1,2). Dentre estas lesões destacam-se as lesões por pressão (LP), que são definidas pela presença de um dano localizado na pele e/ou tecidos moles adjacentes como resultado da pressão ou da combinação da pressão com cisalhamento (1).
Vale ressaltar que a LP foi um dos eventos adversos mais notificados na ANVISA entre o período de junho de 2019 a maio de 2020, o que corresponde a 19,4% dos eventos notificados no Brasil (2). A LP geralmente acomete regiões com proeminências ósseas, mas também pode estar relacionada ao uso de dispositivos médicos e pode se apresentar de maneira intacta ou como uma úlcera aberta, normalmente associada a presença de dor (1). É decorrente de pressão intensa e prolongada, entretanto condições da pele, perfusão, comorbidades, idade e a restrição ao leito são fatores que aumentam o risco do seu desenvolvimento (1). Dentre as medidas de prevenção é recomendada a adequada avaliação e registro da avaliação de risco de LP com a utilização de instrumentos confiáveis e validados (1,3).

OBJETIVO:
Descrever a implementação da avaliação de risco para lesão por pressão informatizada para pacientes adultos, pediátricos e cirúrgicos no sistema de prontuário eletrônico de um hospital escola.

MÉTODO:
Trata-se de um estudo descritivo, onde foi realizada a implementação da avaliação de risco para LP informatizada no sistema de prontuário eletrônico em um hospital escola no interior do estado de São Paulo. Foi realizado o cadastro da escala de Braden, Braden Q e Escala de Elpo no prontuário eletrônico recentemente implantado no hospital. Em seguida foi realizado o treinamento dos enfermeiros sobre o procedimento para preenchimento dos instrumentos e iniciado seu uso na instituição, para avaliação de risco na admissão do paciente e diariamente nas unidades de internação e Unidades de Terapia Intensiva. Além disso, para os pacientes que serão submetidos a cirurgia, a avaliação de risco, utilizando a Escala de Elpo, também pode ser registrada no prontuário eletrônico do paciente.

RESULTADOS:
O hospital agora conta com um instrumento informatizado, disponível no prontuário eletrônico do paciente para registro da avaliação de risco de LP para os pacientes adultos e pediátricos nas unidades de internação, terapia intensiva e centro cirúrgico. Com isso, a informação está disponível no prontuário e de fácil acesso para todos os membros de equipe multiprofissional. A implementação padronizou e facilitou o registro, bem como a auditoria da adesão às avaliações de risco de LP.

CONCLUSÃO:
Foi realizada a implementação das escalas de Braden, Braden Q e Elpo no sistema de prontuário eletrônico do hospital.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
66
Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20266.0
|

Referências

European Pressure Ulcer Advisory Panel, National Pressure Injury Advisory Panel and Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers/Injuries: Clinical Practice Guideline. 2019.

Disponível em: https://internationalguideline.com/guideline 2) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Relatórios de Eventos adversos notificados à Anvisa. Publicações. 2020. Disponível em:

https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/relatorios- dos-estados 3) Jansen RCS, Silva KBA, Moura MES. A Escala de Braden na

avaliação do risco para lesão por pressão. Rev Bras Enferm. 2020;73(6):e20190413.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Perissotto, S. ., Silva, V. A. D. ., Silva , M. D. F. N. ., Junior, M. A. P. ., Gasparino, R. C. ., & Zeferino, E. B. B. . (2021). IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO INFORMATIZADA PARA PACIENTES ADULTOS, PEDIÁTRICOS E NO CENTRO CIRÚRGICO. Congresso Paulista De Estomaterapia. Recuperado de https://anais.sobest.com.br/cpe/article/view/103

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.