CRIAÇÃO DE UM PODCAST COM A TEMÁTICA ESTOMATERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • ISAQUE SOUZA DA SILVEIRA
  • WISLEY ARAUJO DE LIMA ALMEIDA
  • DEBORAH MACHADO DOS SANTOS
  • NORMA VALÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA SOUZA
  • ADRIANA BISPO ALVAREZ

Palabras clave:

Enfermagem, Estomaterapia

Resumen

Introdução: A pandemia de COVID-19 exigiu um manejo social extenso incluindo a estratégia do distanciamento social para evitar sua disseminação. Além das relações sociais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram por adaptações durante esse período, surgindo novos meios de comunicação e ampliando os já existentes. Dentre os recursos digitais que ganharam força e mostraram grande potencial de comunicação está o podcast, que é um arquivo de áudio que pode ser acessado de forma online, sendo disponibilizado via plataformas virtuais de áudio. O podcast se mostrou como uma boa estratégia pedagógica, sendo um arquivo de fácil acesso, as pessoas podem ter acesso a conteúdos de diversas temáticas através de seus dispositivos móveis conectados à internet, mesmo que os ouvintes estejam executando outras atividades diárias. Assim, urge a necessidade de utilização dessas tecnologias para disseminação de conhecimentos, como a Estomaterapia, especialidade exclusiva da enfermagem que tange o cuidado integral à pessoa com estomia, feridas e incontinências. Objetivo: Relatar a experiência de integrantes da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Estomaterapia (LACEnfE) na confecção e divulgação de um podcast intitulado “Estomacast”. Metodologia: Trata-se de relato de experiência, desenvolvido por integrantes de uma Liga Acadêmica de Estomaterapia (LAET) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no interior do estado do Rio de Janeiro. Resultado: Em reunião prévia, os membros definiram os temas, possíveis profissionais convidados para cada episódio e quem seria responsável em entrevistá-los. Na execução, as perguntas foram encaminhadas ao convidado por meio de um aplicativo de mensagem instantânea (Whatsapp) e a resposta fornecida pelo mesmo aplicativo em formato de gravação de voz. Posteriormente, a pergunta foi gravada em áudio por meio de um aplicativo gratuito de criação de podcast e anexado as respostas, adicionando também música de fundo. Para a disponibilização, o próprio aplicativo veiculou em plataformas digitais conhecidas como por exemplo o Spotify. A divulgação se deu através de redes sociais, grupos de Whatsapp e panfletagem com Qr code para acesso. Conclusão: Esses podcasts visaram divulgar o conhecimento do estomaterapeuta para a sociedade em geral e promover o conteúdo para profissionais. A experiência de criar o roteiro, planejar a execução e a troca de conhecimento com os profissionais entrevistados é um desafio enriquecedor para os ligantes. Além disso, evidencia- se a importância do feito para novas propostas pedagógicas de educação em saúde e educação continuada que tem potencial de amplo alcance nas plataformas digitais, uma excelente forma de manter o fortalecimento da especialidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Soares AB, Miranda PV, Smaniotto CB. POTENCIAL PEDAGÓGICO DO PODCAST NO ENSINO SUPERIOR. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar [Internet]. 2018 Nov 12 [cited 2022 Jul 13];7(1). Available from: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078 Lo Prete R. Pandemia provoca aceleração do consumo de podcasts no Brasil, revela pesquisa [Internet]. Extra Online. 2021 [cited 2022 Jul 13]. Available from: https://extra.globo.com/economia-e-financas/pandemia- provoca-aceleracao-do-consumo-de-podcasts-no-brasil-revela-pesquisa-25120095.html ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTOMATERAPIA. Estomaterapia - SOBEST [Internet].

sobest.com.br. 2020 [cited 2022 Jul 10]. Available from: https://sobest.com.br/estomaterapia/

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

SILVEIRA, I. S. D., ALMEIDA, W. A. D. L., SANTOS, D. M. D., SOUZA, N. V. D. D. O., & ALVAREZ, A. B. (2022). CRIAÇÃO DE UM PODCAST COM A TEMÁTICA ESTOMATERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Simposio Brasileño De Terapia Estomal. Recuperado a partir de https://anais.sobest.com.br/sben/article/view/295

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.